
A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados de forma a reduzir a quantidade de lixo produzido. Esse processo é realizado a partir de materiais que demoram a se decompor e a se reintegrar no meio ambiente. Dentre os materiais que demoram a realizar tal procedimento podem ser citados os derivados da borracha, materiais orgânicos, derivados de metal, papel, plástico e vidro.
Cada materialreciclável deve ser separado em recipientes de coloração padrão já que são coletados separadamente:
- Verdes são utilizados na coleta de vidro,
- Vermelhos são utilizados na coleta de pilhas,
- Amarelos são utilizados na coleta de metal e plástico,
- Azuis são utilizados na coleta de papel,
- Pretos são utilizados na coleta de madeira,
- laranjas são utilizados na coleta de resíduos perigosos,
- Brancos são utilizados na coleta de lixo ambulatorial,
- Roxos são utilizados na coleta de resíduos radioativos,
- Marrons são utilizados na coleta de resíduos orgânicos,
- Cinzas são utilizadas na coleta de materiais não recicláveis.
No Brasil,a reciclagem existede forma tímida, pois as recicladoras normalmente de metal, plástico epapel não recebem apoio financeiro e tecnológico de nenhum órgão do governo.